23 de junho de 2009

Culto de ensinamento

A paz irmãos! Para quem gosta de ensinamento, então está perdendo a oportunidade de conhecer ainda mais a palavra de Deus. Todas as sexta-feiras, nosso Pr. Ev. Jonatas, vem trazendo ensinamentos magnifícos.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32

O tema que mais causou dúvidas, foi sobre o arrebatamento (Escatologia). Como será? E a igreja? Afinal, o livro da revelação de Apocalipse, não é muito fácil compreender, tem que ser com muito ensino e estudo. Todo o o contexto foi realizado durante cerca de 1 mês. Aprendemos desde o ínicio do livro. Façamos uma síntese do assunto:

O som da trombeta


A volta de Cristo e o arrebatamento

16.Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
17.Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremo
s sempre com o Senhor. (1Ts. 4:16,17)

A grande tribulação

Enquanto a igreja está nas Bodas do Cordeiro participando do grande banquete, que durará SETE ANOS DE FESTA. Aqui na terra a população mundial sofrerá os juízos de Deus por SETE ANOS (Dn. 9:27). Especificamente falando, a Tribulação como elemento escatológico, consiste de dois períodos para os que aqui ficarem, tendo cada um TRÊS ANOS E MEIO de duração; 1º- CONHECIDO COMO SIMPLESMENTE TRIBULAÇÃO. 2º - CONHECIDO POR GRANDE TRIBULAÇÃO, SEM DUVIDA SERÁ A PIOR FASE.

Nem se compara ao caos que temos nesta hodiernidade como: fome, pestes, guerras, mortes, terremotos, etc. com as que acontecerão após o arrebatamento da igreja.

Observe a lista de coisas terríveis que irão acontecer:

§ Satanás e toda hoste demoníaca serão precipitados na terra (Ap. 12:9)

§ A terra encherá por terríveis demônios para atormentar os homens (Ap. 9:1-4)

§ Em nenhum canto da terra haverá paz (Ap. 6:4)

§ Antagonismos recíprocos entre os homens (Ap. 6:4)

§ Aumentará a ferocidade dos animais na terra (Ap. 6:8)

§ Catástrofe: atmosféricas, litosféricas, hidrosféricas, e biosféricas (Ap. 6:14; 8)

Obs: foi este o motivo pelo qual o anjo exclamou: “Ai dos que habitam na terra e no mar, porque o diabo desceu até eles”. (Ap. 12:12)



A volta de Jesus em Glória



Será o momento mais cruciante para os judeus; quando estes estiverem sitiados por todos os lados de exércitos das nações confederadas sob o domínio da besta. Neste momento quando não houver mais nenhuma esperança de salvação, a ponto de serem devorados pelo exercito inimigo, levantarão os olhos e clamarão angustiadamente pedindo o Messias, segue-se o relato bíblico: “Cumprir-se-á a profecia de Cristo”. “Não me vereis, até que venhais a dizer Bendito o que vem em nome do Senhor”. (Mt. 23:39). Será nesta situação crítica de Israel que o Senhor Jesus descerá em seu socorro, diz Isaías: Eis o grito dos teus atalaias! Eles seguem a voz, juntamente exultam, porque com os seus próprios olhos distintamente vêem o retorno do Senhor a Sião. (Is. 52:8)

Nota: Nessa segunda fase da segunda vinda, será visível a todos. “...Todos os povos da terra se lamentarão e verão o filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória”. (Mt. 24:30)


A Batalha do Armagedom




O termo da palavra “Armagedom” transliterando para o hebraico significa: Monte Mergido, que domina a planície de Jezreel, em grego: “Esdrelom”, situado ao norte de Israel, onde o Senhor Jesus e seus anjos de guerra, travará o grande combate contra os inimigos do povo de Deus (Israel). É conhecido também por Vale da Decisão (Jl.3:14), Vale de Josafá (Jl. 3:2). Por que este local? Este tem sido um famoso palco de inúmeras batalhas na história, devido a posição estratégica que ocupa, neste lugar encontrar-se-ão a entidade satânica e as potencias mundiais declarando guerra contra Deus e Israel.(Ap. 16:14; 19:19)

O Julgamento

O objetivo deste julgamento será para determinar quais as nações que participarão do Milênio. Haverá nações poupadas a ingressar no glorioso Reinado de Cristo por MIL ANOS, porém outras sentenciada e desarraigadas, desaparecendo com nações. Diz a Bíblia: “...Os que restarem de todas as nações...” (Zc. 14:16) tomarão parte no Reino Milenial sobre a terra.

O Milênio

Ao iniciar o seu ministério terreno, Jesus revelou a plataforma do seu governo, sendo Ele detentor de uma legislação plenipotenciária, conhecida como Sermão do Monte, focalizado em Mateus, o Evangelho do Rei, cap. 5 e 7, alguns propósitos do Milênio são:

1. FAZER CONVERGIR EM CRISTO TODAS ÀSCOISAS, A CRIAÇÃO. (Ef. 1:10)

2. ESTABELECER A JUSTIÇA E A PAZ NA TERRA, ELIMINANDO TODO O MAU CONTRA DEUS. (1Co. 24:28)

3. FAZER ISRAEL OCUPAR TODA A TERRA PROMETIDA E FAZE-LO CABEÇA DAS NAÇÕES (Gn.15:18)

4. CUMPRIR AS PROFECIAS REFERENTES AO REINADO DO MESSIAS (Dn. 2:44; Sl 26:12)

A prova final para o mundo




Todos os que participaram do Milênio tiveram mil anos de paz, justiça, prosperidade e abundancia de viveres, isto sem o tentador. Agora estes serão provados para saber se realmente são leais a Deus. Após mil anos algemados no poço do abismo, ele volta as suas atividades malignas, “Quando porém, se completarem Mil anos, satanás será solto de sua prisão e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra”.
(Ap. 20:7-8)


O fim de Satanás e o Juízo Final

Satanás juntamente com seus anjos decaídos, serão julgados e lançados no Lago de Fogo. O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do Lago de Fogo e Enxofre. (Ap. 20:10) e também (1 Pe. 2:4; Jd. 6).

Será o julgamento mais solene e mais terrível jamais executado, será o acerto de contas finais de Cristo e os pecadores. Nesta ocasião os ímpios falecidos de todos os séculos, ressuscitarão em corpos literais, porém , carregados de pecados. (Mt.10:28), tal julgamento será para determinação de sentenças.


"Pois todos compareceremos diante do tribunal de Deus. Porque está escrito: 'Por mim mesmo jurei, diz o Senhor, diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus'". Romanos 14:10, 11

A purificação da Terra

"Então vi novos céus e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado... Vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus... 'Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais Ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza,, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou'... 'Estou fazendo novas todas as coisas!'". Apocalipse 21:1-5




Aonde você pretende estar naquele dia? Você já decidiu estar com Cristo dentro da cidade e salvo para sempre? Ou você estará do lado de fora da cidade, sem Cristo e perdido para sempre?

Se você tiver colocado sua vida nas mãos de Jesus, você nunca precisará experimentar o horror indescritível daqueles que estarão do lado de fora da cidade e que perceberão que estarão perdidos para sempre. Não importa como foi a sua vida, se você colocar-se inteiramente nas mãos de Jesus agora mesmo, você pode estar do lado de dentro da cidade com Cristo e os redimidos. Se você ainda não fez isso, entregue seu coração a Jesus nesse momento, e Ele rodeará você com Seu amor e perdão. Essa é sua oportunidade. Esse é o melhor momento para aceitar sua salvação.


**///***//***///

Toda Honra e Glória ao Nosso Senhor Jesus!




Fonte de apoio e imagens:
http://www.jesusvoltara.com.br/descobrindo/22_juizo_final.htm
http://sendaluznolar.no.sapo.pt/grav-paisagem.jpg
www.pastoresdrascabral.com/imagens/tribulacao.jpg